quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Auto-Regulamentação Internacional no Mergulho Recreativo: O que é WRSTC?


Com o crescimento contínuo e desenvolvimento da indústria do mergulho a nível global, foi reconhecida a necessidade de um organismo competente e neutro para controlar as certificadoras de mergulho. Fundado em 1999, o WRSTC (World Recreational Scuba Training Council) é uma organização dedicada à segurança no mergulho recreativo em todo o mundo. A WRSTC busca ajudar a indústria do mergulho de todas as maneiras possíveis a apresentar profissionais respeitados e reconhecidos no mundo do mergulho recreativo.

Seu principal objetivo é o desenvolvimento de normas mínimas de formação de mergulhadores em todo o mundo. O estabelecimento de padrões mundialmente reconhecidos é fundamental no tratamento das questões regulatórias locais e nacionais. Graças ao WRSTC, cursos de mergulho que você faz no Brasil tem o mesmo controle em outros lugares do mundo.

A definição de um mergulhador recreativo é o indivíduo que tenha sido treinado para mergulhar com ar atmosférico em atividades não profissional, científica, industrial, competitiva ou técnica. Esta formação é limitada utilização em equipamento de mergulho leve e acessórios em geral, o curso de mergulho terá com o objetivo geral de oferecer mergulhadores as habilidades necessárias para participar de atividades, tais como (mas não limitado a), ao turismo subaquático, biologia marinha, fotografia subaquática, etc.

O WRSTC é composto por RSTCs (Recreational Scuba Training Councils) menores. São quatro RSTCs regionais: RSTC Europa, RSTC Estados Unidos, Canadá e RSTC Conselho C-Card (Japão), cada um dos quais lida com uma região do mundo. Espalhadas por todo o mundo as certificadoras que fazem parte do WRSTC representam pelo menos 50% das certificações anuais mergulhadores no países ou regiões onde existam membros.

O WRSTC é um mecanismo de cooperação em todo o mundo para alcançar um padrão internacional em cursos formação de mergulhadores Membros do World Recreational Scuba Training Council devem reconhecer a responsabilidade com a promoção da segurança do mergulho recreativo, a existência de normas de formação internacionais e a credibilidade mundial do WRSTC. As empresas envolvidas na certificação de mergulhadores recreativos parceira deve ter mais de 60% de sua renda bruta atribuída a aos cursos oferecidos, taxas de associação e empresas (incluindo taxas de formação mergulho recreativo) e da venda de materiais educativos para a formação de mergulhadores recreativos e instrutores de mergulho recreativo. Alguns dos membros afiliados são: ACUC, ICA, AID, IDEA, PADI, PDA, SDI, SSI, NASDS, PSS, SNSI e DAN.

Exemplos da ação do WRSTC é a regulamentação conteúdos dos cursos para mergulhadores e instrutores em treinamento, o vocabulário, gestual para mergulho e os diferentes níveis de qualificação do mergulhador recreativo. A implementação destas normas internacionalmente reconhecidas beneficia muito a atividade, pois aborda questões regulatórias locais e internacionais importantes. Seus objetivos finais são:

- Estabelecer normas de segurança mínimas para a formação de mergulhadores e instrutores.
- Agir desenvolvimento de padrões de segurança do mergulho para garantir relações consistentes e eficientes no direito internacional.
- O desenvolvimento de padrões globais para o treinamento de mergulhadores e instrutores, permitindo assim que os professores podem trabalhar em qualquer lugar do mundo e que o mergulhador pratique sua atividade com qualificação internacionalmente aceitas.
- Melhorar a imagem do mergulhador e da comunidade de mergulho.
- Auxiliar no desenvolvimento de áreas turísticas que contemplem um ambiente seguro.

Ao escolher uma certificadora parceira WRSTC você opta profissionais que estão trabalhando para melhorar os padrões de segurança do mergulho. Estes, por sua vez, fornecerão uma padronização consistente e eficiente de regulamentos e leis relacionadas ao profissional da indústria do mergulho recreativo.


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/World_Recreational_Scuba_Training_Council

Nenhum comentário:

Postar um comentário