quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pesquisa científica descreve recife de corais em águas profundas do Ceará

por Marcelo Oliveira 

Mergulhador junto aos recifes do Canal do Uruaú. 

Pesquisa publicada recentemente descreveu a biodiversidade em recifes de corais localizados a cerca de 40 metros de profundidade no litoral leste do Ceará. O trabalho foi feito por pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a operadora de Mergulho Mar do Ceará. 

O artigo publicado na revista internacional Marine Biodiversity (Biodiversidade Marinha) com o título Mesophotic ecosystems: Coral and fish assemblages in a tropical marginal reef (northeastern Brazil) - Ecossistemas mesopóticos: Conjuntos de corais e peixes em um recife marginal tropical (Nordeste do Brasil) - descreveu os corais e peixes que vivem associados ao fundo do mar. Os pesquisadores descreveram os recifes através de mergulho autônomo no ponto conhecido como Canal do Uruaú (36m), localizado a cerca de 6 horas de barco a partir de Fortaleza. 

Na pesquisa foram feitas fotografias e vídeos para descrever a área possibilitando um maior conhecimento sobre o ambiente em águas profundas “Observamos uma biodiversidade significativa, principalmente de corais, tubarões, peixes e arraias. Os mergulhadores conhecem a área como um paraíso para as arraias”, aborda o instrutor de mergulho Marcus Davis, um dos autores do estudo. 

Os resultados são importantes, pois fornecem informação sobre a biodiversidade marinha de recifes de corais em águas profundas, os quais estão sendo descritos principalmente nos últimos 10 anos. Este tipo de recife tem sido encontrado em diversas áreas no mundo. No Brasil está em locais como perto da foz do rio Amazonas, litoral da Bahia, Atol das Rocas e o Arquipélago de Fernando de Noronha. 

“O litoral do Ceará possui uma vida marinha rica e pouco conhecida, principalmente em águas mais profundas. O Canal do Uruaú é uma área bastante interessante, porém infelizmente sem qualquer tipo de proteção ambiental, apesar de sua função para que as espécies possam se reproduzir. Seria bastante relevante criar uma unidade de conservação marinha na área ” aborda outro autor do estudo, o Professor Marcelo de Oliveira Soares do Labomar-UFC.

A pesquisa faz parte da rede do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Ambientes Marinhos Tropicais, que visa analisar os recifes de corais no Nordeste do Brasil. 


Referência do Artigo
Soares, M.O.; Paiva, C.C.; Davis, M.; Carneiro, P.B.M.. Mesophotic ecosystems: Coral and fish assemblages in a tropical marginal reef (northeastern Brazil). Marine biodiversity, 2016. 

Fonte
Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Universidade Federal do Ceará (3366.7010)

Fotos
Marcus Davis

Texto 
Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário