A alegria dos mergulhadores logo após embarcarem. |
Bom, se você continuou lendo há duas possibilidades: você já sabe do que estamos falando ou a sua curiosidade foi maior. Mareação ou cinetose é quando você está embarcado e se sente mal ficando enjoado e até vomitando. A teoria mais aceita diz que isso acontece porque seu senso de equilíbrio entende que você está parado quando na verdade você está se movendo. Cinetose na verdade são todos os tipos de enjoo por causa do movimento: de barco ou navio, no carro e em avião. Mareação (o ato, substantivo) ou marear (o verbo) é específico de quando você fica enjoado porque está dentro de um barco ou navio. Lembrando que nem todo mundo que fica enjoado num barco fica enjoado em carros e aviões e vice versa.
O barco balança, se move e balança e enquanto você olha ao redor o seu cérebro tem problemas tentando equilibrar você e há conflito. Aquilo que a parte interna do seu ouvido e seus olhos captam pode ser diferente e seu cérebro entende como informações conflitantes. Ou seja, você olha para os lados, mas não entende que está se movendo. O seu ouvido interno entende que você está se movendo, ou melhor, sente que há movimento. E essas duas informações chegam ao cérebro como sendo contraditórias.
Os mesmos mergulhadores após algumas horas embarcados. |
Se você estiver embarcado para mergulhar, acredite quando dizem que melhora quando cai na água. Nunca deixe de fazer um mergulho porque você está mareado. Deitado no barco você pode se sentir um pouco melhor (apesar das pesquisas mostrarem que isso piora o seu estado de enjoo), mas o contato com a água e principalmente o descer na água vai fazer com que você se sinta muito melhor. Toda operadora/escola de mergulho sabe lidar com os mareados. Então, se for o caso peça ajuda. Diga que não consegue se levantar e/ou se equipar. No Ceará, porque nossos mares são mais agitados do que em outros lugares, o pessoal da Mar do Ceará está mais do que preparado para cuidar de você. Resista ao desejo de desistir!
Há outras coisas que você pode e deve fazer enquanto está dentro do barco para se sentir melhor. Coma enquanto está a bordo. Muito provavelmente você não sentirá forme, mas um estômago vazio é pior. E principalmente, beba água. Muita água. Você já tem uma tendência a ficar desidratado por estar no sol. Vomitando isso acelera o processo. Então para evitar que se sinta ainda pior por estar mareado: BEBA água!
Imagem ilustrando a relação olhos e ouvido interno durante a mareação. Fonte: http://www.leventefe.com.au/motion-sickness/ |
- Quando no barco: Ficar no convés e olhar para o horizonte. Evitar ficar próximo dos motores e inalar o cheiro de fumaça.
- Antes de embarcar (dias anteriores ou logo antes): evitar refeições pesadas.
- Beber bastante água
- Evitar bebidas alcólicas no dia anterior a embarcar
- Se possível fique de pé. Sentar ou deitar pode fazer com que você se sinta pior.
- Como bolachas (biscoitos) de água e sal para acalmar o estômago
- Evite outras pessoas que estejam mareadas (obs: ver alguém passando mal pode fazer com que você passe mal também. Lembra o tal do "psicológico"? Pois é, ele pode ser mais forte do que você imagina.)
Quanto a medicação existem as vendidas nas farmácias, mas não tome remédios sem consultar um médico! E lembre-se que a maioria desses remédios requer que você comece a tomar várias horas antes de embarcar. Sem contar que todo medicamento tem efeitos colaterais, então cuidado!
Quando embarcado: beba água! |
ANTES DE EMBARCAR (dias e horas antes)
- Durma bem
- Evite bebidas alcólicas
- Evite comidas pesadas
- Como alguma coisa (se for emb7arcar de manhã, coma bem no café da manhã)
DURANTE O EMBARQUE
- Beba água
- Tente comer
- Não tenha medo, nem vergonha de vomitar
- Procure olhar para o horizonte
- Se estiver enjoado procure respirar ar fresco e evite respirar a fumaça que sai do motor
- Evite abaixar a cabeça ou olhar para o chão
Fonte:
https://www.diversalertnetwork.org/medical/articles/Motion_Sickness_Updated_2003
http://www2.padi.com/blog/2015/07/31/simple-tips-for-preventing-seasickness-divers-alert-network/
Benson, Alan J. (2002). "Motion Sickness". In Kent B. Pandoff; Robert E. Burr. Medical Aspects of Harsh Environments (PDF). 2. Washington, D.C.: Borden Institute. pp. 1048–1083. ISBN 978-0-16-051184-4. Retrieved 27 Mar 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário