domingo, 3 de junho de 2018

Fortaleza sediará a II Semana do Mar (SEMAR)


Fortaleza sediará um dos maiores eventos já realizados no Nordeste para falar sobre o mar nas mais diversas vertentes. Esporte, meio ambiente, história, economia, segurança, ciência, comunicação e saúde estarão reunidos na Segunda Semana do Mar (Semar). Que ocorrerá de 9 a 12 de junho no Iate Clube de Fortaleza. O tema principal desse ano será o LIXO MARINHO!

Na manhã de sábado (09/06) serão iniciadas as atividades com uma limpeza de praia que também contará com o apoio de 20 mergulhadores, organizados pela escola e operadora de mergulho Mar do Ceará. Enquanto voluntários fazem a limpeza na areia, os mergulhadores irão retirar os resíduos submersos em um ponto específico da praia.

A “Batalha do Riachuelo”, será homenageada no domingo com uma regata, e contaremos com a participação da banda de música da Marinha do Brasil que realizará a abertura das competições aquáticas. Dentre os esportes aquáticos competindo estão O Stand up padlle, caiaque, vela e natação.

Durante os quatro dias do evento, especialistas participam em mais de 20 palestras e 10 exposições, além de oficinas de mergulho com a Mar do Ceará na piscina do Iate Clube. Entre os temas das palestras estão o combate ao lixo marinho, a conservação no manguezal, mergulho recreativo e profissional, esportes de vela, surf e stand up paddle como superação. Com a Universidade Federal do Ceará, Sema, Seuma, IBAMA, ABLM (Associação Brasileira do Lixo Marinho), Colônia de Pescadores, Capitania dos Portos, Marinha do Brasil e a operadora de Mergulho Mar do Ceará, sendo mediada pela jornalista Maristela Crispim será discutido na mesa-redonda a fiscalização e gestão dos resíduos sólidos marinhos no Estado no Ceará.

Haverá exposições de peças de antiguidade náuticas, venda de peças de cristais resgatadas do fundo do mar, stand da Prefeitura com doação de mudas, exposição de aquarismo, exposição itinerante Terra em Movimento: E o mar virou sertão, e muito mais. O encerramento do evento contará com a participação especial do Coral da UFC

O evento é gratuito e aberto ao público, sendo sugerido a doação de 1 quilo de alimento para aqueles que participarem das palestras. Os alimentos arrecadados serão organizados para posterior doação de cestas básicas.

Dentre as atrações mais aguardadas, está a palestra de Amyr Klink, que será realizada no dia 09 de junho, às 17h30min. Esta palestra conta com uma pré-inscrição, então, quem quiser assistir deverá comparecer ao local do evento no próprio sábado dia 09 de junho das 13hrs às 17 horas.

A Segunda Semana do Mar é realizada por um coletivo de entidades independentes que
operam, estudam ou produzem conhecimento no mar, como a escola e operadora de mergulho Mar
do Ceará e têm o apoio da Marinha do Brasil, Universidade Federal do Ceará, Capitania dos
Portos, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e o Iate Clube de Fortaleza.

Texto em parceria com Lídia Torquato

Parceiros:





Serviço:
II Semana do Mar - SEMAR
Data: 9 a 12 de junho
Horário: 8h às 20h
Local: Iate Clube de Fortaleza, Av. Abolição, 4813 – Mucuripe.
Entrada gratuita (sugestão de doação de 1 kg de alimento por dia para quem for participar das
palestras)

Informações para entrevistas:
Augusto Bastos (85)9.9984-5411
Lídia Torquato (85)9.9609-3289



Um comentário: