domingo, 17 de janeiro de 2010

Dispositivos de Sinalização - Uma segurança a mais no mergulho

(Salsicha Sub, dispositivo de sinalização. Essencial para mergulhadores no Mar do Ceará.)


O mar do Ceará é famoso entre os mergulhadores do país. Não é bem a fama que gostaríamos de nos orgulhar, mas é merecida. Os fortes ventos e correntezas que assolam o litoral tornam o mar agitado e a navegação difícil, características incompatíveis com a prática de mergulho recreacional.

Mas nem tudo está perdido no mar do Ceará. Entre fevereiro e junho os ventos diminuem de intensidade e acalmam as ondas. Nesse período a água "limpa" chega à costa e começa a temporada de mergulho. É possível mergulhar com alguns metros de visibilidade dentro da Enseada do Mucuripe. Em mar aberto condições ainda melhores aguardam os mergulhadores.

Mas mesmo no período de mar "calmo" não podemos esquecer de estar atento à segurança. Dispositivos de sinalização de superfície são itens obrigatórios para aqueles que desejam se aventurar no mar do Ceará.

A maioria dos pontos de mergulho do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio são recifes planos que se entendem por até centenas de metros com poucos referenciais. Isso dificulta a orientação subaquática por mergulhadores com pouco treinamento ou que não conhecem o "ponto". Associado a isso temos as fortes correntezas que podem fazer com que um mergulhador "desgarrado" ou uma dupla desorientada se distanciem rapidamente do ponto onde fica ancorado o barco de mergulho.

Ao se distanciar do barco o que fazer? Aqueles que portam dispositivos de sinalização provavelmente serão facilmente localizados e resgatados pois terão um meio de chamar a atenção da tripulação do seu barco.

Os dipositivos de sinalização podem ser sonos ou visuais.

Entre os sonoros podemos citar:
  • Dive Alert - é um pequeno dispositivo que acoplado a mangueira do power inflator do colete equilibrador utiliza o ar proviniente do cilindro para emitir um apito extremamente alto.
  • Apito - De fácil aquisição. Item obrigatório para mergulhadores do mar do Ceará.
Entre os dispositivos visuais temos:
  • Salsicha Sub - bóia com formato tubular, normalmente de cor laranja que pode ser facilmente inflada através de um pino tipo câmara de pneu.
  • Deco Maker - Parecido com o Salsicha Sub, ele facilita a descompressão à deriva e ainda sinaliza que há mergulhadores na água. É aberto em uma das extremidades.
  • Strobo ou Luz Pirotécnica - dispositivo à prova d'água que emite uma luz branca intermitente. Normalmente utilizado em mergulhos noturnos para sinalizar a localização do barco.
  • Espelho - Um pequeno espelho, ou mesmo um "cd" podem funcionar como dispositivos de sinalização quando usados para refletir a luz do sol contra os resgatadores.

Cada mergulhador deve portar no mínimo um dispositivo de sinalização, sonoro ou visual. Para o mar do Ceará o ideal seria um de cada tipo. Um pequeno, mas potente, apito pode evitar maiores problemas. Lembrem-se que mergulho divertido é mergulho seguro.



Texto e fotos: Marcus Davis

Fonte

2 comentários:

  1. Ótimo ter tocado neste assunto, quando estive ai, eu era o único com um decomarker e dos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Boa Eric! É isso aí! Tem que estar preparado!

    ResponderExcluir