terça-feira, 11 de março de 2014

Fugas Espetaculares pela Água Durante a Guerra Fria


A divisão entre o lado Ocidental e Oriental.
O muro hoje.
Logo após a Segunda Guerra Mundial o mundo foi novamente dividido entre dois regimes: o capitalista cujo seu melhor exemplo eram os Estados Unidos e o comunista encabeçado pela União Soviética, começava a Guerra Fria. Não era uma divisão virtual: em 1961 foi construído o Muro de Berlim, que dividia "ao meio" a Alemanha e sua capital entre esses dois regimes. Os moradores foram pouco a pouco sendo completamente proibidos de cruzar entre o lado Leste (socialista) e o Oeste (capitalista). 

Não tardou para que os moradores da Berlim do Leste quisessem se mudar para o lado capitalista, cheio de liberdades e opções de consumo. No entanto os lideres socialistas temendo uma evasão em massa, restringiram quase completamente a emissões de "vistos" para seus cidadãos, proibindo que cruzassem o famoso Muro de Berlim.
Aeronave usada em uma fuga.

O regime opressor resultou em criativas tentativas de fuga que muitas vezes terminavam tragicamente. Mas vários também obtiveram sucesso. Foram muitos os que escaparam por terra: túneis, esconderijos secretos em veículos autorizados, escadas articuladas, etc; por ar: aviões monomotores, ultraleves, parapente, etc; e pela água: sim, água! É aí que começa a parte que nos interessa. As tentativas de fuga pelo Mar Báltico (ao norte da Alemanha)  resultaram em aparatos muito engenhosos que foram posteriormente patenteados e se tornaram produtos industrializados de sucesso.

Peter Faust e seu caiaque inflável.
Caiaque Inflável
Peter Faust preparou sua fuga por mais de seis meses. Sua mulher conseguiu uma permissão para atravessar para o lado capitalista e não mais voltou. Como nunca conseguiria uma permissão planejou sua fuga com um caiaque inflável contrabandeado para o leste. Ele vestiu uma roupa de neoprene para aguentar o frio do Mar Báltico e partiu com seu caiaque inflável modificado para portar um pequeno velame. Teve de se esquivar de barcos patrulha, enfrentou uma tempestade com ondas de mais de 2,5 metros e após 15 horas no mar foi resgatado por um navio próximo da costa da Suécia.

Equipamento construído
para a fuga subaquática.
Equipamento de Mergulho Autônomo
Um engenhoso homem não identificado construiu um equipamento de mergulho autônomo para atravessar com sucesso por baixo da água. Ele juntou um cilindro de oxigênio usado em hospitais com redutor de pressão que conseguiu no Corpo de Bombeiros, um absorvente para retirar a umidade usado em equipamento de aviação, um tubo para passagem de ar e um bocal de uma loja de esportes, uma válvula de uma oficina e construiu um equipamento de mergulho totalmente funcional! Ele não poderia esquecer dos seus documentos e construiu uma bolsa impermeável com uma câmara de ar! Incrível! 

Um Mini-Submarino
O primeiro mini-submarino com combustão interna (a gasolina) foi construído por Bernd Bottger em sua tentativa bem sucedida de escapar do Leste. Bernd foi expulso da faculdade de engenharia por "motivos técnicos e disciplinares" e foi graduado pelo Estado Socialista como "Salva-vidas e Dançarino". Insatisfeito com o regime em que vivia construiu um mini-submarino com o qual atravessou na noite de 9 de setembro de 1968 as 16 milhas que separavam a Alemanha da Dinamarca. Seu equipamento que carregava até duas pessoas em uma velocidade de até 3 milhas por hora foi patentiado e industrializado. Posteriormente uma versão militar foi desenvolvida fazendo a incrível velocidade de 11 milhas por hora.

O Mini-Submarino de Bernd e o modelo industrializado.
Prevendo essas tentativas várias contra-medidas e enormes somas de valores foram gastos pelos socialistas para evitar a fuga de seus cidadãos como grades submersas posicionadas nos rios para capturar fatalmente aqueles que tentavam fugir a nado.

Grade submersas visavam impedir fugas.
Alguns números para lembrarmos da vida em um regime opressor: entre 1961 e 1989 ocorreram 913 fugas bem sucedidas através do Mar Báltico, 4.522 pessoas foram presas tentando escapar ou enquanto se preparavam e outras 187 pessoas se afogaram enquanto tentavam escapar pelo mar.


Texto e Fotos:
Marcus Davis

Fonte:

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