sexta-feira, 10 de junho de 2016

Mergulho Consciente: boas práticas para bons momentos

por João Ravelly
Mergulhador no Cabeço do Arrastado, no Parque Estadual Marinho.
Para quem gosta de mergulhar, encontrar uma grande diversidade de animais e vegetais em seus mergulhos é a melhor parte e principal objetivo para a maioria. Não precisa conhecer e conseguir identificar cada ser vivo que conseguimos visualizar para ficarmos encantados com suas diversas formas, cores, movimentos. Peixe cor-de-rocha ao vermelho e amarelo intensos; pequenos e grandes mamíferos; coloridas e curiosas algas.

Sabemos o quão importante são esses seres vivos para a manutenção do equilíbrio do ambiente aquático, bem como sua importância para os animais terrestres, seja como presas ou predadores. Mas nem sempre vemos todos os seres vivos que estão ao nosso redor, e na água não poderia ser diferente.

Diversos animais bem pequeninos tem no solo marinho sua moradia e ambiente para busca de alimento. Outros tem unicamente as rochas, seja pelo fato de não conseguir nadar livremente, seja pelo fato de apenas conseguir andar. E são esses os seres vivos que mais sofrem impactos que podem comprometer suas vidas.

Esponjas e corais encrostados
 em rochas marinhas.
Nos cursos de mergulho aprendemos a manter sempre os nossos equipamentos presos ao nosso corpo, para que eles não saiam arrastando na areia e pedras, danificando a vida subaquática. Mas poucos de nós somos orientados a não mexer em tudo o que vemos. Bem, até somos, mas com o enfoque em nossa segurança, não na preservação do meio.

Mergulhar com equipamentos soltos que arrastam no chão ou que possam bater em rochas; bater as nadadeiras em corais, esponjas; tocar indiscriminadamente nos animais; remover, mover, virar rochas; todas essas ações são potenciais agressoras ao meio ambiente aquático.

Mergulhador próximo ao solo,
 mas mantendo uma boa flutuabilidade.
"Mas, então a solução seria não mergulhar mais?"
Claro que não! O mergulho é motivador de preservação em muitas áreas importantes para a dinâmica ambiental. Além de ser com a ajuda do mergulho que podemos estudar a vida aquática e entender melhor esse ambiente ainda dotado de muitas descobertas!

"Então, como faço pra mergulhar e não prejudicar o meio?"
Então, além de evitar fazer o que já foi dito, entender que toda e qualquer ação tomada em um mergulho acarreta muitas consequências; estar informado das ações que podem ser executadas e, principalmente, das que devem ser evitadas; mergulhar com profissionais qualificados para que possam lhe orientar antes, durante e depois do mergulho.

"Quero mergulhar tranquilo e não quero ficar lembrando de todas essas recomendações! Qual a principal delas?"
Mergulhe conscientizado, principalmente para continuar desfrutando de tudo o que você verá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário