segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Naufrágios na Costa Leste

Naufrágios do Litoral Leste

Naufrágio São Pedro - Em abril de 1968 chegou a Fortaleza com problemas nas máquinas. Tentou deixar o Porto diversas vezes com destina a Salvador, mas sempre retornando com problemas. Na última novamente teve problemas na altura da Praia do Iguape onde foi fundeado e veio posteriormente a naufragar. 

Naufrágio Siqueira Campos - O navio vinha com destino a Fortaleza quando bateu em outro Navio vindo a encalhar na altura da Praia do Uruaú em agosto de 1943. Após diversas tentativas de desencalhar-lo foi dinamitado e abandonado. Está a 10m de profundidade e é uma dos melhores naufrágios do Estado. 

Naufrágio Nossa Senhora dos Remédios - Ocorrido em 1986 pouco se sabe sobre este naufrágio. Hoje sabemos apenas que era um LCT (Landing Craft Tank) fabricado sob encomenda do Exército dos Estados Unidos usado para desembarque de tanques. Foi provavelmente convertido em cargueiro e usado na marinha mercante brasileira. 

Naufrágio Macau - Por coincidência foi também fabricado sob encomenda do Exército dos EUA na década de 40, era um LST (Landing Ship, Tank), posteriormente convertido em cargueiro e vendido para Companhia São Jorge de Navegação no Rio de Janeiro. Afundou em dezembro de 1961 durante um incêndio. Nos instantes finais o enorme navio emborcou. Hoje está de cabeça para baixo e possui mais de 100m de comprimento. 

Naufrágio Cisne Branco - Várias desencontros de informações tornam a origem deste naufrágio um mistério. Fontes indicam de o Cisne Branco foi torpedeado pelo U-161 próximo a Fernando de Noronha. Outras indicam que ele está próximo a Aracati no Ceará. Trata-se provavelmente de duas embarcações com o mesmo nome naufragadas na mesma época.

Naufrágio Bragança - Sinistro ocorrido em 1925 quando levava um carga de borracha bateu nos recifes submersos conhecidos como Pedra Grande na foz do Rio Jaguaribe, em Aracati, CE.

Naufrágio do Sal - Localizado na boca da barra, em Fortim. As condições de mergulho são difíceis e pouco se sabe sobre este naufrágio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário